Trecho do Livro Romeu e Julieta

15/06/2011 16:45

Romeu e Julieta - adaptação para crianças
 

    Da mesma coleção de Sonho de Uma Noite de Verão,, destaco Romeu e Julieta, da Companhia Editora Nacional, maravilhosa adaptação para crianças de Barbara Kindermann da obra de William Shakespeare.

Meu filho adora. Na minha opinião, é a história de amor definitiva, nunca superada. Conta a história do amor avassalador e impossível de dois jovens de famílias rivais na Verona medieval, na Itália. A edição é caprichada, em capa dura, e as belas ilustrações de Christa Unzner são em aquarela.


Trecho da cena do balcão:

“Naquela noite, Romeu não conseguia pegar no sono. Guiado pelo profundo amor que já sentia por Julieta, entrou escondido no jardim dos Capuleto e, morrendo de saudade, ficou olhando para a janela de Julieta. De repente, a porta da varanda se abriu, e ela surgiu. Sem perceber a presença dele no jardim, Julieta disse, suspirando, para a lua:

- Oh! Por que Romeu é um Montecchio? Mas que diferença faz? Montecchio ou Capuleto são apenas nomes. Só o seu nome é meu inimigo! A você, meu amor, ofereço o meu coração!

Então Romeu saiu das sombras dos arbustos e, iluminado pela intensa luz do luar, disse a ela:

- Eu tomo a sua palavra, amada Julieta, e em troca ofereço o meu coração!

- É você, Romeu de Montecchio? – perguntou Julieta, incrédula.

- Nem Romeu nem Montecchio, se esses nomes não lhe agradarem – respondeu ele. – Chama-me de amado e serei novamente batizado!

Assim, Romeu e Julieta ficaram conversando e só se deram conta de que as horas haviam passado ao ouvirem a voz da ama chamando Julieta.

- Tenho de ir – disse Julieta, apressada – mas, Romeu, se você me ama a ponto de querer casar comigo, então me mande um recado dizendo onde e quando será a cerimônia. Enviarei a minha ama como mensageira, às nove horas! Não esqueça, amanhã às nove! – e assim entrou apressada para o quarto, retirando-se da sacada.

Com olhos sonhadores, Romeu observava a janela iluminada e, suspirando, disse:

- Durma bem, minha amada! Vou agora ao mosteiro pedir ajuda ao frei Lorenzo. Ele terá de nos casar manhã mesmo, para a consagração da nossa felicidade!”